MZ Club España
Últimos temas
» Le cuesta salir (poca potencia a bajas revoluciones)por burudi Ayer a las 20:44
» Liquido todo tipo de material de recambio MZ nuevo y usado
por juanprados Vie 12 Abr 2024 - 14:59
» A todos los foreros recientes, las cuentas están activas
por qwert malone Lun 11 Mar 2024 - 19:49
» Un saludo a todos
por qwert malone Dom 28 Ene 2024 - 20:04
» Retenes viton doble labio
por burudi Mar 9 Ene 2024 - 21:17
Nuevos temas
Liquido todo tipo de material de recambio MZ nuevo y usado
Vie 15 Mar 2024 - 12:22 por qwert malone
Comentarios: 1
A todos los foreros recientes, las cuentas están activas
Lun 3 Abr 2023 - 12:07 por qwert malone
Comentarios: 9
Voy a la ITV, con matricula de aluminio y resultado desfavorable
Dom 7 Ene 2024 - 13:19 por qwert malone
Comentarios: 1
Escape de marchas na MZ.
Escape de marchas na MZ.
Boa noite. Já faz tempo que a Maria Zilda andava escapando a terceira marcha, eu já nem a usava mais e passava de segunda para quarta. Agora que tinha aberto o motor para troca dos rolamentos do virabrequim era a oportunidade de sanar o problema. Depois de observar bem o sitema encontrei: A engrenagem seletora de primeira e terceira com os cantos de encaixe arredondados, a engrenagem da terceira com um pequeno sulco de arrastamento e também encaixe arredondado e uma pequena irregularidade na superfície lateral do garfo da terceira e todas as outras engrenagens absolutamente perfeitas. Como não tinha como conseguir as peças tive que dar o famoso "jeitinho brasileiro". Primeiro esmerilhei os cantos da seletora para deixa-los bem agudos, fiz o mesmo com os encaixes da engrenagem da terceira e por fim esmerilhei e poli a lateral do garfo da terceira. Isto feito, o motor montado fui testar rodando,nos primeiro quilômetros ficou bom, mas depois dava uma escapada, porém bem melhor pois antes a marcha nem sequer engatava e segurava. Voltei para casa disposto a descobrir a causa pois já tinha visto o efeito. A causa enfim era a falta da arruela de ajuste do rolamanto da árvore, aquela que fica atrás da tampa do retentor do pinhão. Como a arruela já devia ter se perdido durante alguma manutenção anterior, recortei uma arruela de lata comum e coloquei no lugar. Melhorou sensivelmente e então recortei mais uma e mais outra e coloquei deixando uma pequena folga que eu acho que está dentro da tolerância segundo o manual. Ocorria que após alguns quilômetros o rolamento movia-se em direção ao pinhão deixando a árvore com muita folga axial, o que talvez impedisse que o garfo levasse a engrenagem seletora a encaixar-se totalmente na engrenagem de marcha. Isto feito, quando eu tiver oportunidade vou adquirir um conjunto de garfo, seletora e engrenagem e trocá-lo quando houver necessidade de abrir o motor novamente.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt- Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil
Escape de marchas - Problema resolvido.
Boa noite. Finalmente está resolvido o defeito de escape de marchas da Maria Zilda. O problema era mesmo folga axial excessiva na árvore do pinhão e foi sanado após a colocação de arruelas de ajuste da folga. Havia também um vasamento de óleo de câmbio, que eu não conseguia localizar, eu estava supondo que era no sensor o neutro quando na realidade era pelo retentor do pinhão, pois depois que eliminei a folga da árvore o vasamento parou.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt- Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil
Permisos de este foro:
No puedes responder a temas en este foro.
Vie 15 Mar 2024 - 12:22 por qwert malone
» Un saludo a todos
Jue 25 Ene 2024 - 17:18 por Manu
» Retenes viton doble labio
Mar 9 Ene 2024 - 21:17 por burudi
» Voy a la ITV, con matricula de aluminio y resultado desfavorable
Dom 7 Ene 2024 - 13:19 por qwert malone
» felices fiestas a tod@s!
Vie 22 Dic 2023 - 19:42 por burudi