MZ CLUB
¿Quieres reaccionar a este mensaje? Regístrate en el foro con unos pocos clics o inicia sesión para continuar.
MZ Club España
Últimos temas
» Le cuesta salir (poca potencia a bajas revoluciones)
por burudi Mar 7 Mayo 2024 - 20:44

» Liquido todo tipo de material de recambio MZ nuevo y usado
por juanprados Vie 12 Abr 2024 - 14:59

» A todos los foreros recientes, las cuentas están activas
por qwert malone Lun 11 Mar 2024 - 19:49

» Un saludo a todos
por qwert malone Dom 28 Ene 2024 - 20:04

» Retenes viton doble labio
por burudi Mar 9 Ene 2024 - 21:17

Nuevos temas
» Liquido todo tipo de material de recambio MZ nuevo y usado
O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor EmptyVie 15 Mar 2024 - 12:22 por qwert malone

» Un saludo a todos
O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor EmptyJue 25 Ene 2024 - 17:18 por Manu

» Retenes viton doble labio
O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor EmptyMar 9 Ene 2024 - 21:17 por burudi

» Voy a la ITV, con matricula de aluminio y resultado desfavorable
O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor EmptyDom 7 Ene 2024 - 13:19 por qwert malone

» felices fiestas a tod@s!
O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor EmptyVie 22 Dic 2023 - 19:42 por burudi

Liquido todo tipo de material de recambio MZ nuevo y usado

Vie 15 Mar 2024 - 12:22 por qwert malone

El que tenga interés por algo en concreto que pregunte por MP y le contesto.
Un saludo.

Comentarios: 1

A todos los foreros recientes, las cuentas están activas

Lun 3 Abr 2023 - 12:07 por qwert malone

Por problemas de agenda, solemos tardar en validar las cuentas de los solicitantes.
Perdonen las …

Comentarios: 9

Voy a la ITV, con matricula de aluminio y resultado desfavorable

Dom 7 Ene 2024 - 13:19 por qwert malone

Si la placa de matrícula, tiene contraseña del fabricante (2010) y tiene la E en la franja azul …

Comentarios: 1

felices fiestas a tod@s!

Vie 22 Dic 2023 - 19:42 por burudi

https://www.youtube.com/watch?v=xk2iS7Ap58E

Comentarios: 1

velocidad robada

Jue 7 Dic 2023 - 20:38 por gila1964

Hola a todos, hace mucho que no estoy por aquí pero últimamente he leído el libro de Mat Oxley …

Comentarios: 0


O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor

4 participantes

Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor

Mensaje  qwert malone Sáb 15 Mayo 2010 - 6:48

La válvula da inyección de aceite en el carter del cilindro, consta de un muelle y una esfera (bola) que al recibir la presión de la bomba de engrase separado obliga al muelle a retroceder e inyecta el aceite al carter donde se realiza la mezcla.
Sobre el manual en francés esta en la dirección del post,hay algunas publicaciones en alemán y yo he colgado el manual de taller que usaban en España los talleres de MZ para las ETZ 125.
Para el aprovisionamiento de piezas de repuesto , normalmente se recurre a páginas alemanas, y alguna francesa ,que están en la sección "enlaces"(links).

Un saludo.
qwert malone
qwert malone

Mensajes : 1503
Fecha de inscripción : 22/10/2009
Localización : Cantabria

http://mz251spain.blogspot.com

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Válvula de entrada de óleo

Mensaje  Vaniel Bittencourt Mar 25 Mayo 2010 - 3:40

Compreendi que a válvula funciona desta forma, mola e esfera. O caso é que nunca vi em nenhum manual um desenho ou foto dela, nem a sua exata localização. Não sei sei fica no interior do carter ou no 'niple' de acoplamento do carter. Gostaria de ver alguma foto ou esquema dela e a sua exata localização.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt
Vaniel Bittencourt

Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Re: O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor

Mensaje  pepin1234 Mar 25 Mayo 2010 - 17:06

Aqui tienes unas fotos de la valvula. Es la numero 17 en esta web: http://www.euskalnet.net/mzeitz/tabla_4_10.html
Aqui la puedes comprar: http://s40205778.shoplite.de/sess/utn;jsessionid=154a7b1f66123d3/shopdata/index.shopscript
pepin1234
pepin1234

Mensajes : 88
Fecha de inscripción : 31/03/2010
Localización : Alemania

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Válvula de entrada de óleo

Mensaje  Vaniel Bittencourt Miér 26 Mayo 2010 - 1:42

Caro Pepin, agradeço-te muito pela informação e pela satisfação do contato. Eu tenho por aqui um manual de MZ em português que é muito semelhante aos que vejo pela rede em outros idiomas, tenho também um catalogo de peças também em português. A minha dúvida foi originada pela existência de duas peças ( uma delas é uma esfera ) que em todos os manuais que vejo não tem descrição ou código. Pensei que estas peças eram a tal válvula de entrada, ou eram e foram modificadas pra uma válvula mais moderna, como o item 17 do manual. Neste mesmo manual que voce me indicou, na seção 4.2 carter-tapas, elas aparecem junto aos itens de n° 23 (estojos do cilindro). Como voce poderá observar elas parecem que são introduzidas no bloco do motor, uma delas é uma esfera, como elas não tem especificações me causaram dúvida. Estou interessado no tema pois acho que a minha MZ está fazendo muita fumaça, já verifiquei o ajuste do cabo da bomba e ele está OK. Talvez seja apenas impressão minha ou talvez a qualidade do óleo. Mas ela funciona bem e não suja a vela, que aliás não é de MZ e sim de um Volkswagen que usa álcool como combustível. Não sei se voce sabe, mas aqui em meu país temos quatro combustíveis automotivos. Temos a gasolina, o diesel, o alcool e o gás natural. É comum usar num mesmo carro, gasolina, alcool ou gás natural alternadamente sem problemas. Eu mesmo tenho um Ford Maverick que utiliza a gasolina e o gás natural, e que passou a usar a mesma vela que eu me referi acima porque as velas originais tendiam a sujar com o uso do gas natural. Então eu resolvi utilizar na MZ e tive sucesso pois esta vela suja menos. Caro Pepin, perdoe-me se me alonguei demais na conversa, mas não é sempre que posso interagir com pessoas inteligentes e que partilham dos mesmos interesses.

Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt
Vaniel Bittencourt

Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Re: O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor

Mensaje  pepin1234 Miér 26 Mayo 2010 - 11:08

Puede que le estés echando mas aceite del que necesita. Con aceite de 2 tiempos común no hay problema. Si puedes cambia las juntas 19 del apartado 4.2 y aprieta bien los tornillos de adentro del bloque motor. Verifica el nivel de aceite de la caja de cambio, si te baja mucho el nivel es posible que tengas filtración de aceite al cárter. También podría ser que tengas la bomba de aceite mal regulada, debería de estar justo en la marca que tienen la bomba. O también, puede que tengas la válvula de la que hablaste antes en malas condiciones, cambiala por si las dudas. Aquí te pongo un link con un tutorial original de la fabrica de MZ

https://www.youtube.com/watch?v=LxQivp14Z2E

Aqui al final te explican lo de la marca de la bomba: https://www.youtube.com/watch?v=FKkzCVJdNDc&feature=related
pepin1234
pepin1234

Mensajes : 88
Fecha de inscripción : 31/03/2010
Localización : Alemania

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Válvula de entrada de óleo

Mensaje  Vaniel Bittencourt Jue 27 Mayo 2010 - 1:48

Caro Pepin, a maior parte destas verificações eu já andei fazendo. Em primeiro lugar verifiquei o óleo de câmbio e ele está normal, e também o cheiro de óleo na fumaça do escapamento é mesmo de óleo 2T, pois o óleo de caixa quando queimado tem um cheiro característico. Os retentores do virabrequim foram trocados este ano, os antigos estavam bons, mas como eu ganhei dois retentores mais modernos do tipo que tem lábio duplo resolvi trocar, afinal a moto foi fabricada em 1985 e ficou muitos anos praticamente parada. O ajuste da bomba eu acompanhei os passos do manual, isto é, casei as duas referências com o motor acelerado a 1500 rpm através do punho do acelerador. O torque dos parafusos do bloco sempre estou sempre reapertando, pois adquiri este "mau hábito" quando fui mecânico de avião, lá tinhamos esta norma, " RECHECAR O QUE FOI RECHECADO", digo mau hábito porque foi assim que eu quebrei o parafuso que prende o rotor de ignição e me deu muito trabalho para tirar o resto do parafuso do virabrequim. Quanto aos vídeos eu já os assisti e estou pensando em copia-los, são muito interessantes, mas em nenhum deles foi mostrado a instalação da tal válvula, apenas a bomba. Portanto, se não é apenas impressão minha ou óleo de baixa qualidade, talvez seja mesmo a válvula. Vou fazer o seguinte teste mas não sei se com ele vou chegar à uma conclusão: Desconectarei o tubo de alimentação de óleo da bomba e aplicarei uma pressão, a passagem deve ser livre, em seguida aplicarei uma sucção e deve haver restrição ou seja a válvula deve vedar neste sentido. Se isto não ocorrer ou a válvula está com defeito, ou houve algum erro de montagem. Em último caso, enquanto não resolvo definitivamente, também posso utilizar a pré mistura, como eram as primeiras MZs. Sei que este não e um problema grave e pode ser facilmente contornado, mas quando se passa muitos anos trabalhando em manutenção isto vira um vício, e ao longo de nossas vidas percebemos que não somos mecânicos ou eletricistas ou hidraulistas, na realidade somos "solucionadores de problemas"....

Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt
Vaniel Bittencourt

Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Re: O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor

Mensaje  AleaciónZ Jue 27 Mayo 2010 - 2:26

Me inclino a pensar que el motivo del humo es la utilización de una aceite mineral y un uso continuado
de la motocicleta en ciudad.

Para evitar humos es aconsejable utilizar un aceite semisintético ó sintético 2T.
Particularmente abandoné el aceite mineral hace unos años por el motivo de los humos que generaba.

La válvula antirretorno si no recibe presión permanece cerrada de tal manera que en el tubo no entra el
aire del cárter ni en el carter el aceite del tubo.
AleaciónZ
AleaciónZ
Admin

Mensajes : 1093
Fecha de inscripción : 24/01/2009
Edad : 56
Localización : Madrid (España)

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Válvula de óleo do carter.

Mensaje  Vaniel Bittencourt Vie 28 Mayo 2010 - 1:46

Caro Pepin, creio que voce tem razão. Ainda estou utilizando óleo mineral, que apesar de ser de boa marca (Shell), faz parte da tecnologia do passado. Analisando tudo só falta mesmo isso, trocar o òleo por um sintético, o que farei assim que acabar o que tenho estocado e fazer este último teste da válvula. Aproveitarei o fim de semana para testar a válvula, e quanto a rodagem em cidade, voce tambem acertou pois as únicas vezes que esta moto foi para uma estrada em um percurso longo, foram duas vezes ou tres e os percursos foram de cerca de 250 quilometros. Os percursos que estou habituado a fazer são de mais ou menos 15 quilometros em transito pesado e congestionado. Quanto a óleos sintéticos, o óleo de freio ha muito tempo eu já o utilizo pois é muito bom para veículos que ficam muito tempo parados, como é o caso do meu Maverick. Com o óleo de freio comum sempre tinha problema de oxidação nos pistões dos cilindros das rodas, e constantemente tinha que desmontar para limpar, depois que passei a utilizar o sintético os problemas desapareceram.

Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt
Vaniel Bittencourt

Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Re: O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor

Mensaje  pepin1234 Vie 28 Mayo 2010 - 12:37

Mi moto no tiene el sistema de aceite por separado como la tuya. Te digo un consejo que ha descrito un forista anteriormente. Cuando pares en el semáforo, siempre pon punto muerto o la marcha libre. Esto es para que siga lubricando el sistema adecuadamente. Si hace mocho tiempo que no usas la moto, coge la valvula y echala por una horas en un recipiente con un poco de WD-40. Has la prueba de la válvula con aceite en la gasolina y tapa el hueco de el tornillo de la válvula, con otro tornillo del mismo tipo. Suerte
pepin1234
pepin1234

Mensajes : 88
Fecha de inscripción : 31/03/2010
Localización : Alemania

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Válvula de entrada de óleo

Mensaje  Vaniel Bittencourt Dom 30 Mayo 2010 - 19:30

Caro Pepin, aproveitei o final de semana para testar a válvula de óleo, comprovei que ela está funcionando pefeitamente, o teste que eu fiz foi o seguinte: Desconectei o tubo de óleo que alimenta o bloco e nele conectei uma seriga de injeção. Apliquei pressão e o êmbolo da seringa desceu normalmente e em seguida tentei puxar o êmbolo, desta vez o êmbolo não se movimentou, ficou preso, provando que que a válvula está boa ou seja, vedou no sentido bloco-bomba. Quanto a parar em um semáforo com marcha engrenada e embreagem acionada, é algo que nunca faço pois provoca desgaste desnecessário nos acionamentos,dos discos e etc, isto vale também para automóveis, pois esse hábito acelera o desgaste do "colar" de embreagem. Não sei como é o exame de habilitação para conduzir aí em Cuba, mas aqui no Brasil é exigido parar a moto no semáforo com marcha engrenada. Além de desgaste mecânico também é um fator de risco, pois sei de casos de pessoas que ao serem assaltadas em semáforos, acabaram por ser baleadas pois no momento de nervosismo, tiraram o pé da embreagem o que assustou o bandido, que acabou por disparar sua arma. A solução para a fumaça é mesmo um óleo sintético de qualidade, e é o que farei brevemente. Então é desse jeito meu caro Pepin, resolve-se os problemas e aproveita-se a vida, pois a morte é certa....

Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt
Vaniel Bittencourt

Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Re: O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor

Mensaje  pepin1234 Dom 30 Mayo 2010 - 21:47

Hola Brasil. Lo de la peligrosidad en el semáforo en Cuba. Esos problemas no los tenemos nosotros en Cuba. Te aseguro que Cuba es de los países mas tranquilos del mundo. Lo de la jeringuilla es muy buena idea.

Saludos
pepin1234
pepin1234

Mensajes : 88
Fecha de inscripción : 31/03/2010
Localización : Alemania

Volver arriba Ir abajo

O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor Empty Re: O funcionamento da válvula de entrada de óleo no bloco do motor

Mensaje  Contenido patrocinado


Contenido patrocinado


Volver arriba Ir abajo

Volver arriba

- Temas similares

 
Permisos de este foro:
No puedes responder a temas en este foro.