Rolamentos do virabrequim 6306 TNG x 6306

Rolamentos do virabrequim 6306 TNG x 6306

Mensaje  Vaniel Bittencourt el Vie Jul 30, 2010 2:46 am

Boa noite a todos os colegas. Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda dos colegas. Estou com um motor MZ250 que precisa da troca dos rolamentos do virabrequim. Ocorre que aqui em minha localidade é difícil, se não for impossível encontrar os rolamentos recomendados pelo fabricante (6306 TNG), que são rolamentos com separadores de esferas de material plástico. Como outros motores 2T, inclusive os das Yamaha RD350 que é um motor de alto desmpenho usam rolamentos comuns, com separadores metálicos, estou tentado a experimentar neste motor MZ estes rolamentos. Porém, se souber que alguém ja colocou e ficou bom, já ficarei mais tranquilo. Agradeço desde já a colaboração e a atenção dos colegas.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt

Re: Rolamentos do virabrequim 6306 TNG x 6306

Mensaje  AleaciónZ el Sáb Jul 31, 2010 2:08 am

Boa Noite Vaniel.

Los rodamientos aconsejados son los 6306 con tolerancia C4 pero no vas a tener ningún problema
con un rodamiento 6306 con tolerancia C3 y con jaula de metal. He utilizado de los dos tipos en
mi 125.

Sobre este asunto las opiniones están divididas. Muchos mecánicos prefieren montar con jaula de
metal porque dicen aguantan mejor que las de poliamida (plástico) sin romperse, y con una tolerancia C3, inferior
a la toleracia C4.