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Dúvida com o gerador de energia da MZ250.
4 participantes
Dúvida com o gerador de energia da MZ250.
Boa noite. Tenho uma dúvida. Existe uma razão para os coletores do alternador das MZs serei feitos de grafite? Porque não usar cobre como é comum em alternadores de automóveis? Deve existir uma razão especial. Mas qual é?
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt- Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil
La falta de disponibilidad de cobre en la DDR
Supongo que sea una cuestión de facilidad de abastecimiento, la producción del grafito fué más fácil que obtener cobre en el mercado internacional.De todas maneras hay rotores con las pistas de cobre, "nachbau", de fabricación reciente,pero estos son más duros que las escobillas de grafito de origen y las gastan rápido.Yo compré uno de estos, pero habría que encontrar escobillas de carbón más duras, para asegurar el funcionamiento.
Un saludo.
Un saludo.
Gerador da MZ250
Boa noite. Estou perguntando isso porque um dos coletores da minha MZ quebrou-se, e como eu não tenho outro Rotor tive quer improvisar. Arranjei um coletor de um gerador de automóvel, cortei-o no meio e aproveitei um dos anéis de cobre. Coloquei-o bem prensado no anel metálico onde era fixado o grafite e dei acabamento com cola epoxi. Está funcionando agora com um coletor de grafite e um de cobre. Só não sei quanto tempo vai durar a escova de carvão. Fotografei todo o prcesso de colocação e se puder vou enviar as fotos.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt- Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil
Re: Dúvida com o gerador de energia da MZ250.
Como he contado por ahí, a mí se me deshizo literalmente uno de los anillos de grafito en muy poco tiempo. Probablemente durante un viaje de unos 200 km en dos partes a treinta y muchos grados de temperatura exterior. Desde luego, no parecía fácil reemplazar los anillos. Yo cambié directamente el rotor entero porque tenía de repuesto.
JMaM- Mensajes : 632
Fecha de inscripción : 21/12/2008
Localización : Majadahonda (Madrid)
Re: Dúvida com o gerador de energia da MZ250.
Boa noite. Digo-lhe que é muito fácil trocar os coletores. Fiz utilizando apenas: serra, esmeril, chaves de fenda etc... Os coletores foram retirados de um rotor usado de automóvel. Se você ainda tem o rotor antigo pode fazer a troca facilmente. Primeiro voce deve arranjar um coletor de automóvel em que a pista de cobre tenha o diâmetro ligeiramente maior que o anel-base do grafite. Depois deve diminuir o diâmetro da arruela que fica na ponta do rotor, para poder passar o anel novo. O coletor de auto é composto por um "tubo" de fibra isolante, no qual estão os dois anéis. Você deve serrar no meio dividindo em dois. Retire a fibra do interior dos anéis. Diminua a largura da pista de acordo com o anel base. Passe os anéis para encaixa-los nos anéis base, se ficar folgado use uma calço de fita de alumínio, que é bom condutor e não oxida, eu usei um pedaço de panela velha. Os contatos das bobinas são feitos nestes anéis-base, então tem que ficar bem justo. Colocar com o cuidado de mantê-los alinhados para não gastar prematuramente as escovas. Faça um preenchimento com uma boa cola "Araldite", entre os anéis e na frente junto a arruela. Este preenchimento garante o alinhamento e melhora a fixação. O custo é praticamente nulo, pois os coletores foram retirados de uma rotor inutilizado. Se você preferir faça com coletores novos, eu fiz com o que tinha nas mãos no momento. Tive que improvisar, pois aqui no Brasil é muito difícil conseguir peças para esta moto. Aqui temos que ser um pouco 'Cubanos', afinal "A necessidade é a mãe das invenções". Se quiser tenho fotos do passo a passo.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt- Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil
Re: Dúvida com o gerador de energia da MZ250.
Mi hipótesis es la rotura durante el manipulado.
El punto de fusión del grafito está a 3.500ºC contra su índice de dureza de sólo 1-2 en la escala de Mohs -junto
al talco y el yeso- siendo el índice del diamante 10.
Me viene a la mente las losetas de los transbordadores espaciales, son resistentes a las diferentes temperaturas
orbitales y aguantan el calor producido durante la reentrada por el rozamiento con la atmósfera pero frágiles ante
los impáctos. El desastre del "Columbia".
Saludos.
El punto de fusión del grafito está a 3.500ºC contra su índice de dureza de sólo 1-2 en la escala de Mohs -junto
al talco y el yeso- siendo el índice del diamante 10.
Me viene a la mente las losetas de los transbordadores espaciales, son resistentes a las diferentes temperaturas
orbitales y aguantan el calor producido durante la reentrada por el rozamiento con la atmósfera pero frágiles ante
los impáctos. El desastre del "Columbia".
Saludos.
AleaciónZ- Admin
- Mensajes : 1093
Fecha de inscripción : 24/01/2009
Edad : 57
Localización : Madrid (España)
Coletores do gerador
Bom dia. Creio que você tem razão. Os coletores de grafite devem suportar muito mais calor do que os de cobre, além de provocarem menos atrito contra as escovas, consequentemente menos atrito e desgaste. Outro fato é que no sistema da moto todo o conjunto fica confinado na tampa lateral e não recebe nenhuma ventilação, ao contrário dos automóveis. O coletor da minha MZ foi danificado durante o manuseio, pois uma vez eu retirei o rotor e deixei-o cair no chão, o que provocou uma rachadura. Esta rachadura se manteve intacta por muitos anos, porém agora com muitas horas rodando em entrada em rotações elevadas, a fôrça centrífuga fez com que a rachadura se abrisse e o coletor se desintegrasse. Depois que troquei o coletor pelo de cobre eu rodei muito pouco, talvez uns 50 ou 80 kms e vou esperar mais alguns kms para avaliar o desgaste das escovas e a fixação do anel. Estou pretendendo ir a uma cidade próxima para ver umas MZs desmontadas e talvez arremata-las, assim fico com alguns itens sobressalentes.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt- Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil
Re: Dúvida com o gerador de energia da MZ250.
Buenas noches, Vaniel.
Próximamente, posiblemente antes del final de agosto haga un pedido a una tienda alemana de repuesto.
Necesito neumáticos, por eso no se lo pedí a Malone, y alguna cosa más.
En caso de necesitar algo puedes contar conmigo. Los anillos de grafito en la tienda tienen un precio de 19,40€.
Saludos.
Próximamente, posiblemente antes del final de agosto haga un pedido a una tienda alemana de repuesto.
Necesito neumáticos, por eso no se lo pedí a Malone, y alguna cosa más.
En caso de necesitar algo puedes contar conmigo. Los anillos de grafito en la tienda tienen un precio de 19,40€.
Saludos.
AleaciónZ- Admin
- Mensajes : 1093
Fecha de inscripción : 24/01/2009
Edad : 57
Localización : Madrid (España)
Re: Dúvida com o gerador de energia da MZ250.
Bom dia. Seria ótimo se tivéssemos aqui no Brasil a facilidade de adquirir peças para as nossas MZs. Porém com foram produzidas apenas por 3 anos não houve tempo para a nacionalização dos componentes. A maior parte das peças das motos que foram montadas no Brasil eram importadas. Todo o conjunto mecânico e elétrico era importado da Alemanha. Creio que aqui só eram produzidos o quadro, o tanque, as carenagens,o guidom e as rodas. Desta forma os únicos componentes disponíveis são os que restaram do estoque das fábricas e das concessionárias e estas poucas peças foram arrematadas e agora são oferecidas no mercado. Mas mesmo assim a variedade de componentes é pequena. O preço do coletor é excelente e agradeço o seu oferecimento, porém não sei se seria viável o envio daí para o Brasil, tendo em vista o preço do transporte. Quanto ao ressarcimento do preço da peça+custos acho que não haveria problema pois deve haver mecanismos para a transferência do dinheiro. Se você puder verifique para mim a forma legal e o custo do envio e então podemos ver se pode funcionar.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt- Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil
Re: Dúvida com o gerador de energia da MZ250.
Bom dia. Fiquei curioso sobre a forma de enviar dinheiro para o exterior e fui verificar o procedimento. O "Serviço de Correios" brasileiro tem um mecanismo para esta operação e é o seguinte: O remetente, no caso eu, pago uma taxa de 28 Reais pela operação acrescida de 0,75% do valor enviado e o destinatário não paga nada para receber. Até aí tudo bem, tendo os dados corretos do destinatário a coisa fica segura, aí vem a outra questão que são os custos do despacho da encomenda, tais custos devem ser verificados com antecedência para que o remetente receba o custo da peça+custos de despacho antes da remessa. Acho que assim pode funcionar e deve sair mais barato e menos burocrático que uma importação direta de um revendedor, pois o mesmo utiliza-se de cartões de crédito ou Pay-Pall. Se você puder verificar como é o procedimento em seu país, seria excelente, mas não precisa ter pressa para fazer isso, pois no momento não tenho nenhuma necessidede urgente de peças, mas gostaria de possuir algun itens de reposição tais como: Agulha do carburador, gargulante principar, platinados, discos de embreagem etc. estas peças não são caras, mas aqui no Brasil não são encontradas e não há como se fazer adaptações. Se você preferir pode pode usar o meu Email para contato que é vanielbittencourt@hotmail.com , pode ser que para saber o custo do envio você necessite do meu enderêço e o código de endereçameto postal (CEP), então eu passo por Email os dados necessários.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Abraços fraternos.
Vaniel Bittencourt.
Vaniel Bittencourt- Mensajes : 89
Fecha de inscripción : 11/04/2010
Edad : 70
Localización : Rio de Janeiro - Brasil
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